O Dataset
Este projeto foi realizado a partir de um banco de dados extraído do curso “Advanced SQL: MySQL Data Analysis & Business Intelligence” encontrado na Udemy.

O dataset pertence a uma empresa hipotética de e-commerce, referente a um período de 2 anos, no qual é possível, através do relacionamento entre suas tabelas, encontrar dados a respeito de todas as páginas visitadas no site, relacionando-as com o respectivo usuário, sessão, pedido, compra, e até reembolsos realizados.
Objetivos
Os objetivos principais foram a análise e otimização do tráfego e a avaliação de desempenho em testes de páginas.
Aqui, as principais atividades e queries realizadas são referentes ao trabalho de um Database/BI Analyst, onde pude utilizar ferramentas e técnicas avançadas para analisar a performance dos testes e modificações nas páginas do site, visando auxiliar no crescimento do negócio.
Analisando as diferentes fontes de tráfego do site, seus respectivos desempenhos e taxas de conversão, foi possível chegar em conclusões para otimizar o investimento e o orçamento da empresa. Também foi possível criar funis de conversão ao longo das diferentes páginas para analisar as taxas de rejeição (Bounce Rate) e ajudar a otimizar a experiência de compra do cliente.
Análise e Otimização de Tráfego e Funil Conversão
Baseado nos dados de tráfego pago e analisando os dispositivos preferenciais de entrada no site, nota-se uma grande quantidade de sessões por meio de desktop, e valores muito baixos via mobile. Por esse motivo a empresa tomou a decisão de diminuir o investimento em tráfego nessa modalidade, focando o orçamento em desktop, enquanto reformulava o site nas plataformas mobile, como foi visto posteriormente em uma análise em que o número de sessões via mobile volta a crescer ao longo do ano.
Outro ponto muito importante foi notar que a maior parte do tráfego pago provinha da homepage, e que nela haviam muitas sessões em que o usuário não passava da primeira página (Bounced Sessions). Com isso, foi crucial a decisão de realizar um Teste A/B com uma nova homepage, na qual, a partir do monitoramento do desempenho (Bounce Rate e Conversion Rate) foi possível concluir que a nova página apresentava melhores índices, substituindo a antiga e aumentando a receita da empresa.
De forma semelhante, realizando funis de conversão é possível notar que havia a necessidade de se aumentar a taxa de conversão nas páginas do produto e na página final (pagamento). Com isso, outro Teste A/B é realizado onde uma nova página de pagamento é instaurada e a taxa de conversão aumenta consideravelmente.