Dashboard - Incêndios Florestais
O projeto aqui apresentado teve, de modo geral, dois objetivos. O primeiro foi de estudar os dados a respeito dos incêndios em florestas brasileiras, analisando como os números variam no período observado, levando em consideração as estações do ano, as regiões e os estados brasileiros, mas também tendo em vista o tipo de vegetação presente em cada estado, para assim traçar um panorama de quais os biomas mais afetados pelos incêndios no Brasil.

O segundo objetivo foi, é claro, testar e demonstrar minhas habilidades e conhecimentos na área de análise de dados, utilizando Python e as bibliotecas Pandas, Numpy e Plotly para a limpeza e tratamento de dados, construção de gráficos, além do Streamlit e do Heroku como meios principais de criação e exportação de um dashboard interativo online.
Introdução:
As florestas ao redor do mundo têm sofrido muito com o desmatamento e os incêndios. Em um momento crítico como o que estamos vivendo, de crise ambiental e no ápice do aquecimento global, conhecer e entender as diversas fontes de degradação das florestas brasileiras é extremamente importante para erradicar esse péssimo hábito que nós, humanos, temos para com o nosso planeta e as espécies que vivem nele.
A floresta amazônica é um bioma único e inestimável, que ocupa uma área gigantesca e abriga uma quantidade de fauna e flora muito diversa. Além disso, é extremamente importante para o planeta como um todo, já que é uma das grandes responsáveis pela regulação do clima e da chuva que alimenta nosso continente, através dos chamados “Rios Voadores”.
Por ser extremamente úmida, os incêndios naturais que acontecem por lá são muito raros, o que nos leva à única conclusão possível: os incêndios que ocorrem por lá são incêndios criminosos.
Dataset
O dataset utilizado como inspiração foi encontrado no Kaggle, porém foi originalmente retirado do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), um órgão brasileiro que tem como objetivo “coletar dados a respeito do sistema florestal e subsidiar projetos e políticas que conciliem o uso e a conservação das florestas do Brasil”.
Os dados são classificados quanto ao estado, o ano, a data, o mês e a quantidade de incêndios daquele input, embora no tratamento de dados outros atributos tenham sido criados, como região e bioma.
O Dashboard
O tratamento e manipulação dos dados teve como objetivo final a construção de um dashboard interativo online com diversos tipos de filtros e gráficos, além de painéis para a exibição de informações, métricas ou dados, de modo a auxiliar na análise dos mesmos.
O código em python foi criado da maneira mais organizada possível, de modo que o modelo pudesse ser sempre atualizado sem maiores modificações em sua estrutura, automatizando assim os eventuais processos de análise periódica de dados.
De forma semelhante, a estrutura do código poderia também ser facilmente adaptada para situações diferentes como para o setor de vendas ou de RH de uma empresa.
Além disso, a ferramenta criada com o auxílio do Heroku é facilmente atualizável, já que está conectado ao repositório do GitHub.